CAU

Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

Campus Regional de Umuarama

AddThis Social Bookmark Button

Criação do Campus Regional de Umuarama

 

         A criação e implantação do Campus Regional de Umuarama, com sede no Município de Umuarama, região noroeste do estado do Paraná, foi motivada pela reivindicação da comunidade daquela região e com a finalidade de ampliar a área de atuação da Universidade Estadual de Maringá e de seus campi regionais, constituindo-se em fator de integração com a comunidade regional, mediante o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assim como a prestação de serviços. A criação do CAU,  foi resultado da perseverança de líderes como o ex-prefeito e hoje deputado estadual Fernando Scanavaca, do deputado federal Osmar Serraglio,  e da então reitora Neusa Altoé.

                   O Processo de criação do Câmpus de Umuarama teve início com a solicitação do Prefeito Municipal de Umuarama que, pelo Ofício no 069/2001, de 12/03/01, encaminhado à Reitoria, manifestação de interesse em firmar convênio com a UEM, objetivando parceria para implantação de cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa, ensino, extensão e outras atividades naquele município.
         Com o Ofício no 069/2001, contendo a proposta de termo de cooperação, foi aberto o Processo no 0831/2001, seguindo os trâmites necessários à aprovação pelos órgãos competentes. Antecedeu a aprovação, o Parecer no 467/2001-PJU, de 4/05/2001, da Procuradoria Jurídica da UEM.
         O Termo de Cooperação com o Município de Umuarama foi aprovado pelo Conselho de Administração da UEM, conforme consta da Resolução no 282/2001-CAD, de 17/05/2001.
         Da outra parte, a Lei Municipal no 2.393, de 31/08/01, autoriza o Prefeito Municipal de Umuarama a firmar Termo de Cooperação com a Universidade Estadual de Maringá, para o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; para viabilizar o acesso e o uso à infra-estrutura disponível em ambas as instituições; para promover o intercâmbio de pessoal docente e técnico, a fim de atender a programas e projetos de interesses mútuos, para troca de informações, através da assinatura de termos de convênios vinculados ao Termo de Cooperação.
         No que se refere à implantação dos cursos, adequação de espaço físico, instalações e aquisição de equipamentos, a Lei Municipal no 2.451, de 05/04/02, autoriza o Prefeito Municipal a firmar convênio com a Universidade, objetivando a implantação de cursos no Município de Umuarama. A mesma Lei estabelece que para a implementação dos cursos, obriga-se o Município de Umuarama a:
         1. gestionar junto a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, reivindicando a destinação do prédio do SESI localizado na cidade de Umuarama, para uso da Universidade, mediante contrato de comodato;
         2. gestionar junto ao governo federal no sentido de retornar ao Município de Umuarama o terreno e as construções da Escola Agrotécnica Federal de Umuarama, para ser destinado à Universidade e utilizado para a implantação dos cursos de medicinaveterinária e agronomia, e recursos para a instalação dos laboratórios respectivos;
         3. construir de imediato, um prédio com área de 2.387,28m2, para início dos cursos ainda neste ano;
         4. construir o segundo bloco com área de 2.387,28m2, para ser utilizado a partir do terceiro ano dos cursos iniciados em 2002;
         5. doar à universidade terreno com área de 33.835,00m2 e as construções dos blocos.
         Como obrigação da Universidade ficou estabelecido que a mesma deveria implantar, no ano de 2002, os cursos de: Tecnologia em Construção Civil; Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Alimentos, devendo, ainda, locar os recursos humanos necessários para a implementação dos referidos cursos.
         O espaço físico para o funcionamento dos cursos na área tecnológica (Tecnologia em Construção Civil, Meio Ambiente e Alimentos) foi viabilizado com a assinatura do contrato de comodato entre o Departamento Regional do Serviço Social da Indústria no Paraná - SESI e a
Universidade Estadual de Maringá, visando o uso das instalações do SESI no Município de Umuarama.
         A aprovação do Campus Regional de Umuarama se efetivou com a alteração do Estatuto da Universidade, pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução no 024/2003-COU, de 1o de setembro de 2003. 

 Em 2010, o Câmpus Regional de Umuarama  passou a abrigar três novas graduações, cada uma com 40 vagas em período integral, ligadas ao Departamento de Tecnologia: Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.


 Os cursos haviam sido anunciados no final de maio de 2010 pelo vice-reitor, professor Mário Luiz Neves de Azevedo durante solenidade comemorativa dos 40 anos da UEM, que aconteceu em Umuarama. No entanto, naquela oportunidade, os três cursos haviam sido aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e dependiam da criação, pelo COU, o que ocorreu em julho deste mesmo ano.

Você está aqui: Home Campus